Como funcionam as lentes?

Para escolher a lente certa para cada job é necessário entender como é o funcionamento das lentes. As lentes são os olhos da câmera compostas por lentes de vidro que se organizam de formas diferentes de acordo com o tipo de lente. As lentes de vidro podem estar mais alinhadas e paralelas (retas) formando ângulos mais abertos que levam as refrações para o ponto de foco, ou podem estar mais afastadas e inclinadas.

As lentes manuais tem a mesma composição das lentes autofocus. Existe um aro de montagem que controla o movimento dessas lentes localizado no porta-objetiva que é o que faz a diferença entre uma lente manual e uma lente autofocus.

Algo que precisamos entender é a distância focal. A distância, geralmente medida em milímetros, é calculada a partir do objeto focal até o centro da objetiva. Essa distância ditar a qualidade da imagem e depende também da convexidade das lentes. Quanto mais convexa mais a imagem é formada próxima da lente e “quebram” o feiche de luz (grande angulares e normais). As menos convexas que formam imagens mais distântes da lente (maiores) são as teleobjetivas.

Assim, quanto menor for a distância da lente mais objetos serão abarcados de uma lateral a outra da imagem. E quanto menos lentes, menos interferências e “quebras”, maior a qualidade da imagem (maior entrada de luz, e controle).

Existem outros fatores que devemos levar em conta, então, sobre lentes, tipos de lentes e como escolher, aguarde cenas do próximo capítulo! 😉

Um ótimo começo de segunda pra vocês! 😉

2 respostas para “Como funcionam as lentes?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *