Quais as principais diferenças entre as lentes?

No outro artigo falamos sobre Como funcionam as lentes abordamos de uma forma mais superficial e introdutória sobre as lente, agora é a vez de diferenciá-las e saber escolher, comprar e usar no job certo!

Antes de tudo vamos classificar as lentes fixas e as lentes objetivas. Dentro das lentes objetivas, temos variações de lentes (tele, macro, normal, Grande-Agulares, etc), e assim existe uma para cada objetivo. As fixas possuem apenas uma lente de vidro, o que a torna uma lente limpa e “clara” (quando sua capacidade de absorção da luz é maior do que o de costume) e muitas vezes nem precisam de flash (mesmo a noite).

Mas, como a vida de profissional da fotografia anda muito corrida, fazemos job de várias vertentes em um único dia, usar uma zoom (além de econômica) acaba sendo vantajoso e as fixas ficam apenas para práticas mais específicas. Vamos entender como funcionam cada uma delas:

Objetivas Normais: Para motivos próximos, são as lentes com características mais próximas ao olho humano. Ideal para fotografar retratos e paisagens.

Objetivas Grande-Angulares: Costumamos dizer que uma objetiva dessa categoria tem distância focal mais curta do que as outras lentes. Deixam as bordas levemente arredondadas. Ideal para fotografias que se pretendem obter uma grande profundidade de campo, ou arquitetura e ambientes.

Lentes Zoom: São lentes que podemos obter várias distâncias em uma só, para diversos objetivos. E são o oposto das lentes fixas, possuindo várias lentes de vidros, por isso lentes Zoom são mais escuras.

Olho de peixe: É uma Grande-Angular mais exagerada, digamos assim. Tem uma grande profundidade de campo, e distorce bastante as bordas, lembrando o efeito lupa.

Lentes Descentráveis: Usadas para fotografia de arquitetura. Essa lente, é diferente de qualquer outra, pois sofre deslocamento horizontais e verticais. Para ajustar nos angulos inclinados para cima que convergem devido ao plano focal.

Lentes Macro: Lente capazes de captar aquilo que os olhos não vêm com precisão. Fotografia com punho científico, biológico que precisa de detalhes de plantas, animais.

As principais lentes são essas, agora você já sabe qual escolher para o seu job! 😉 Boa Semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *