Dicas de composição

Afinal, o que essa tal de composição que todos falam? A composição para nós fotógrafos (amadores ou profissionais) é a união de elementos estrategicamente organizados que darão algum sentido a suas imagens. Nada mais é do que pequenas regras (muitas até lógicas) que foram estabelecidas para darem significado as fotografias. Claro, se uma imagem não tem significado algum, acaba não tendo importância alguma.

Muitos acham que compor é algo simples e qualquer fotografia pode ter uma classificação de composição. Tudo bem que temos milhares de formas de perceber as composições, MAS não, não é toda foto que foi composta, algumas, apenas foi clicada (sabem aquela história das pessoas que pensam que são fotógrafos por que compraram uma câmera DSLR? Então…) e a foto não tem valor simbólico algum.

Pois bem, vamos direto ao ponto: Composição Fotográfica. As principais regras para compor uma boa imagem são: planos, elementos, estética, formas, cores e motivos. Eu podia ficar um tempão pensando aqui que ia sair um monte de regrinhas a respeito, mas não vamos enrolar muito nem dar muitas voltas e ir direto ao ponto, afinal, se você conseguir utilizar todos esses elementos da composição você usa qualquer um que vier a sua cabeça.

Primeiro defina os planos dos elementos, sim, quem ou o quê é o destaque da sua imagem? Como esse destaque vai ficar claro para o seu espectador? Qual tipo de estética será utilizada? P&B ou Cores? Formas geométricas, luz dura, luz lavada, contrastes, e qual o motivo da sua imagem? Certo, o motivo para algumas pessoas é o mais difícil de se estabelecer e está bastante ligado aos elementos. O motivo é aquele que dá valor emotivo a sua imagem. Captou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *