19 de Agosto: Dia Internacional da Fotografia



Já pararam para pensar na importância que a fotografia tem em nossas vidas? Começando pelos retratos que temos em casa de nossos familiares que, consegue reunir todos ao redor das caixas e álbuns de fotografias, e quando menos esperamos estão todos rindo,  contando e revivendo histórias. As fotografias que temos (e falo das mais caseiras) ditam o nosso universo, amigos, família, lugares, datas, comemorações, viagens, sentimentos e memórias, principalmente memórias. O apego que criamos com nossas fotografias estão quase que diretamente ligado as nossas memórias e cada história que a nossa memória conta sobre aquela imagem.

A cada dia que passa a imagem pictórica vai se intensificando cada vez mais. O avanço tecnológico e as câmeras digitais fazem parte disto, pois as mesmas facilitam e fortalecem mais esta idéia. Não é mais necessário a ajuda de uma segunda pessoa para capturar a sua própria imagem. E não só de si mesmo, dos objetos, dos lugares, e de qualquer coisa, sem medo de perder um filme sequer. Sou amante do analógico, mas não posso deixar de reconher e admirar as transformações que o digital trouxe para a fotografia.

Mas sobre as mudanças do digital todos nós estamos cansados de comentar, o lance agora são as redes sociais e os smarthphones. As trocas e envios de imagens, e a captura do dia-a-dia ficou ainda mais constante. Tudo o que acontece em nossas vidas é capturado e divulgado instantaneamente. E a sensação que temos é que se passa o momento X de postar, perde a graça. Como aquela imagem bizarra que você viu na rua, reuniões e encontros inesquecíveis com os amigos, nascimentos e crescimento do seu filho, tudo.

O surgimento da fotografia se deu por uma série de descobertas não só científicas, mas também químicas, que até hoje estão em processo de evolução. Então não é apenas à UMA única teoria que comemoramos hoje, mas sim a uma união de grandes pesquisas, estudos e cientistas que passaram grande parte de suas vidas desolvendo câmeras escuras para um melhor entendimento da captura de uma imagem. E hoje, 19 de Agosto é comemorado internacionalmente o dia da Fotografia.

Diante desse evento, selecionei três eventos importantes que comemorarão este dia!

O primeiro é o ‘Tudo é Fotografia’, que acontecerá no sobrado Dr José Lourenço a partir das 19horas.

Mais informações:

http://www.vemprafortaleza.com.br

O segundo é o ‘Diálogos com as imagens’ no CCBNB

Mais informações:

http://diariodonordeste.globo.com/

E o terceiro é o ‘No Olho da Rua’ na rua Sabino Pires (Pararelo a rua do Fafi) a partir das 19:30.

Mais informações:

http://www.nopatio.com.br/

Assim deixo o meu ‘Feliz Dia Internacional da Fotografia’!

Já tirou uma foto hoje?

Uma resposta para “19 de Agosto: Dia Internacional da Fotografia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *