Como divulgar o seu trabalho?

Se alguns dos meus amigos lerem esse artigo vão se questionar: Mas logo a Helosa falando sobre isso! Pois é, é que passei muito tempo presa em um determinado estágio sem me promover nem fazer marketing pessoal algum, quando finalmente o fiz, já estava bastante preparada para a tal missão, e agora preparada também para passar adiante alguns mandamentos.

Antes de começar a divulgar o seu trabalho, pense, avalie os seus conceitos sobre fotografia e o que quer fazer com ela (só para garantir que o que você não está tomando uma atitude impensada). Definir o público alvo para um freelancer da fotografia é quase que desnecessário  (fotógrafo atinge todos os públicos e mais um pouco), MAS, ajuda. Porque se no caso você não gostar de fotografia social, por exemplo, já pode eliminar uma parte desse público.

Com as redes sociais e o mundo virtual, os papéis já eram! Tudo pode ser resolvido com um simples e-mail. A vida de fotógrafo ficou mais fácil nos últimos tempos (você deve estar pensando isso), mas a grande dificuldade são os clientes, que sabendo disso, estão cada vez mais exigentes. Eles sabem do que somos capazes e querem tudo em seu perfeito estado.

Pensado, avaliado, definido o público alvo, preparado para exigências pesadas dos clientes, agora só restam algumas dicas que separei aqui pra vocês!

  • Tome cuidado com as palavras que usa – Com toda essa liberdade virtual que temos, todo cuidado é pouco. Ousar não significa incomodar. Procure sempre ter um bom senso;
  • Divulgue o seu nome – Comece assinando suas fotografias, faça sua logo, escolha uma fonte,  (que seja a sua cara, sem plágios) faça com que ela seja sempre associada a suas produções e se aproveite das redes sociais para divulgar isso;
  •  Simplicidade – Pode ser a chave para tudo – Quando começamos uma carreira como essas, em momentos podemos adquirir grande sucesso e em outros sermos totalmente esquecidos, se você não tiver simplicidade e saber lidar com os altos e baixos, você não vai saber divulgar seu nome com bom senso;
  • Observe quem está no mercado a mais tempo que você – Quem está no mercado a mais tempo já passou por esse momento de decisões, observe-os, quem sabe você não consegue o contato de um deles e tira algumas dúvidas, pede algumas dicas.
  • Feedback – Fique atento as mudanças, as opiniões, e, principalmente, questione. Sem se tornar um cara chato, dá pra averiguar direitinho o por quê de você não ter sido chamado, ou não terem te ligado novamente. É esse feedback que vai te dizer se a forma com o que você está se divulgando está dando certo.

É importante saber que não existem mais regras, a gente fala nas dicas (que sempre são bem vindas), mas as regras mesmo não existem mais. Se o seu trabalho for realmente bom, você será reconhecido.

8 respostas para “Como divulgar o seu trabalho?”

  1. Olá, gostei muito do teu texto, mas ainda gostaria de perguntar algo. Quais os meios que valem a pena ser usados e dão boa visibilidade? Anúncios no google? Listas telefônicas na web? Divulgar nas redes sociais é algo que não sei fazer mesmo. Posso criar uma fanpage no facebook mas até ela precisa ser divulgada, afinal as pessoas não vão simplesmente encontrá-la. A mesma coisa com um site.

    1. É Vanessa, confesso que essa não é exatamente a minha área, embora eu seja da comunicação. Acredito que o twitter é a melhor opção. O que exatamente você está querendo divulgar? Site, portfólio? Com que intuito? Qual objetivo? Que imagem você quer passar? Você primeiro deve responder essas perguntinhas básicas pra você mesma e encontrar um melhor caminho para divulgar o seu trabalho. Eu ainda estou nesse processo também. Boa Sorte! 😉

  2. Obrigada pela resposta 🙂 terminei há pouco tempo vários cursos que estava fazendo na área de fotografia. Me sinto confortável em começar meu trabalho como freelancer (como fotógrafa de retratos) neste momento, mas ainda não fiz nenhum trabalho (remunerado) por estar meio perdida sobre onde divulgar meus serviços. Eu fiz um portfólio fotografando amigos.

    não sei se estou enganada, mas acho que quem deseja trabalhar com eventos (casamento, 15 anos, etc) tem mais facilidade em encontrar clientes, pois são mais requisitados. Mas não me sinto confortável para fotografar eventos.

    De qualquer maneira obrigada querida 😉 vou continuar lendo seu blog.

    1. Eu te entendo perfeitamente. Tudo vai também de acordo com a sua localização, aqui em fortaleza algumas categorias da fotografia são mais propícias a conseguir vagas que outras. O melhor caminho pra você conseguir divulgar o que faz é ainda, treinando. Convide uma, duas, ou três pessoas por semana para fotografar. Rostos bonitos, sorrisos marcantes, tudo o que interessar para o seu trabalho e seu estilo, faça tudo como se fosse pagando, monte uma equipe e tudo mais. E divulgue! Todo dia coloque uma foto no twitter, fã page, tudo! Não é porque não foi remunerado que não tá valendo, né? Caprixa e mande algumas que eu divido suas inspirações com todos os leitores! 😉 Boa sorte!

  3. Pois é moça, estou em processo de divulgar meu trabalho e é mesmo muito dificil no começo, as vezes vc pensa que não vai dar certo, porém quando vem alguém e te elogia, fale que tu esta muito bem, isso sim é uma injeção de ânimo… deixo aqui dois link de blogs e um video com minhas fotos para uma análise de quem quiser conhecer meu trabalho!!!

    http://www.flickr.com/photos/93839151@N08/

    http://fotografoanselmooliveira.blogspot.com.br/

    http://www.youtube.com/watch?v=kHKFahzWACE&feature=youtu.be

    1. Que legal, Anselmo… Muito bom conhecer outras pessoas que passam pelas mesmas dificuldades que a gente. E concordo, não tem nada mais gratificante do que o reconhecimento! Vou dar uma olhada no seu trabalho, e quem sabe eu publique por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *