Dicas de Iluminação Parte I

Relendo uns livros meus, tive a idéia de dividir algumas dicas e sugestões de iluminação de estúdio e equipamentos. Por isso dividi em partes. 😉 Engraçados que nos livros “antigos” (nem tanto, só porque foram lançados milhares de livros depois desses) que tenho os equipamentos são os mesmos que usamos hoje, quase NADA muda quando se fala em equipamento, o que muda são as técnicas e o “estilo” que cada fotógrafo (a) desenvolve no decorrer da carreira.

Dicas de Iluminação Parte I

Bloqueador

É simplesmente QUALQUER superfície preta (absorve a luz) que impede o retorno da luz na cena. E pode ser usado para aumentar o volume de objetos e destacar contornos ( como de objetos em prata, bronza e dourado) e ajuda a absorver o brilho excedente que possa produzir no objeto.

Alternativas:

Pedaços de Cartolina Preta, madeira preta (painel pintado – recomendado), tecidos (sugestão: o Brim, que é grosso, e impede a passagem de luz).

Exemplos:

Um site muito bom (de onde, inclusive, tirei essas imagens) com esquemas de iluminação é o do Estúdio luz, basta um clique pra entender a sugestão! 😉

http://www.estudioluz.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *