8 de Março, dia da mulher, dia da fotógrafa, dia da fotografada!

Mais um ano, através do nosso querido TNF, venho homenagear a todas as mulheres, nesse nosso dia tão especial! E para a tal homenagem, escolhi alguns nomes importantes para a história da fotografia que merecem serem lembrados hoje, o dia internacional da mulher. Sabemos que a nossa profissão (além de dificultosa) já carrega um teor masculino, e todas as mulheres que se encorajaram e se arriscaram (principalmente em épocas bem diferentes da nossa) passaram por muitas criticas, polêmicas, problemas e servem como exemplo para todas as mulheres, fotógrafas de todo o mundo como símbolo de dedicação, força e perseverança.

Nesse ano resolvi fazer diferente, resolvi escolher cinco fotógrafas e cinco fotografadas para representar todas as mulheres do mundo! As fotógrafas você já sabe o porque, e as fotografadas por terem tido a sua história estampada em muitas fotografias de muitos fotógrafos que reconheceram suas subjetividades, valorizando-as, admirando-as e transmitindo tudo isso através da fotografia.

Feliz dia da mulher, feliz da da fotógrafa

Claro que a Diane Arbus entra como primeira colocada na minha lista das cinco fotógrafas homenageadas hoje. Mesmo lendo todo o seu histórico, a sua vida, sua visão, principalmente como fotógrafa, jamais será entendida.

dianearbus-temnafotografia

Annie Leibovitz uma das melhores fotógrafas de moda, consagrada no mundo das celebridades e inspiração para todas nós.

annie-leibovitz-temnafotografia

Anne Geddes, australiana que ama as crianças e se especializou em fotografia de bebês. E faz tudo isso muito bem!

annegeddes_temnafotografia

Sally Mann, americana, representando todas as mulheres ousadas e corajosas do mundo.

Sally Mann-temnafotografia

E Roberta Dabdab por representar muito bem todas as fotojornalistas do mundo!!

05_roberta_temnafotografia

Feliz dia da mulher fotografada

Escolhi algumas fotografias históricas que marcaram uma época, um acontecimento ou até uma tragédia acompanhada de uma bela mulher.

A Menina Afegã – Sharbat Gula – Foi fotografada ainda com 12 anos de idade pelo fotógrafo Steve McCurry em 1984 (no ano em que eu nasci) durante a guerra da invasão soviética.

Fotosfamosas-temnafotografia

Uma mãe protegendo seus filhos – Uma fotografia muito famosa, clicada durante a guerra do Vietnã em 1965 por um fotógrafo desconhecido.

fotoshistoricas-temnafotografia

A minha favorita, Hiroshima, menina Kim Phuc, saiu pelada de um ataque, com o corpo cheio de queimaduras. O interessante é que o fotógrafo Huynh Cong Ut, conhecido como Nick, a socorreu assim que fez essa foto.

hiroshima_temnafotografia

Marilyn Monroe, também está entre as nossas cinco fotografadas históricas para hoje! O fotógrafo é aquele que a gente sempre discute “foto divulgação”, mas fiquei bastante interessada nessa imagem, ela ainda nova, em 1946, cabelos escuros e o sorriso colgate que cativou a todos nós.

marilyn-monroe-1temnafotografia

E para finalizar, a nossa musa inspiradora brasileira (também super fotogênica), Carmen Miranda, com aquela expressão espontânea que só ela sabia fazer. Clicada por Jean Manzon. A fotografia também faz parte de uma coleção de fotografias históricas para o livro O Cruzeiro. 

carmemmiranda-temnafotografia

E assim com todas histórias, tantas lindas imagens históricas, deixo o meu Feliz Dia da Mulher para todas nós! Aproveitem cada minuto desse dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *