Conheça o grande poder das legendas

Se você parar para pensar convivemos com as legendas em todos os momentos de nossas vidas, principalmente na fotografia. Para a história da fotografia a legenda já teve várias e várias utilidades, formas, regras e objetivos. Hoje elas simplesmente existem e muitas vezes muitos nem dão conta.

Após uma boa evolução significativa da fotografia (juntamente com a evolução do digital, tecnológico e internet), acredita-se que sim, uma fotografia sempre pode comunicar mais do que mil palavras, independente de sua categoria, composição, estilo, uma imagem é um meio de comunicação por ele mesmo, capaz de ser interpretado, entendido e desmistificado.

Como pesquisadora e fotógrafa, posso afirmar que para uma boa legenda, o mistério é o melhor aliado. Já que a fotografia pode se comunicar, vamos deixa-la fazer o seu papel adicionando apenas uma legenda-título com a menor quantidade de palavras possível, e se não souber com escreve-la, deixe-a sem. Não, não pretendo montar um tutorial de como escrever uma legenda perfeita, até porque (apesar de exigir sempre uma legenda ideal) apenas o autor da fotografia vai saber criar de forma sucinta a legenda de forma apropriada.

Uma boa legenda pode passar todos os sentimentos, ou melhor, uma noção dos sentimentos e emoções que uma boa fotografia pode passar. Mas, assim como um título, cada legenda segue de acordo com a sua obra maior. O fotógrafo Elliot Erwitt possui grandes trabalhos ao redor de todo o mundo, portanto, resolveu legendar as suas fotografias com nomes de cidades, países, datas, e situação.

USA. 1988. New York City. The Metropolitan Museum of Art.
USA. 1988. New York City. The Metropolitan Museum of Art.

Em todo meio de comunicação, existe um elo entre o narrativo e os seus elementos, neste caso, a legenda faz perfeitamente um papel de elo, servindo como ponte para um possível entrosamento do espectador e a narração imagética. Além disso, a capacidade de um pesquisador de ler (de forma apropriada) uma legenda, já pode ajudar bastante no âmbito de suas pesquisas. E é dessa forma que aqui deixo minha dica: Colhe sempre a maior quantidade possível de informação sobre uma fotografia, associando sempre com sua legenda, antes de concluir uma interpretação. Vai fazer toda a diferença em suas pesquisas.

2 respostas para “Conheça o grande poder das legendas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *