O fundamental papel da fotografia na sociedade

Sempre procuramos encontrar o sentido das coisas, os porquês das coisas. Eu ao menos sempre reflito e penso muito sobre isso. Mas, pensando um pouquinho mais a respeito, vendo o trabalho de grandes fotógrafos documentais como Sebastião Salgado, me vem à cabeça as seguintes perguntas: Qual o papel social da fotografia? Todo fotógrafo documental tem noção do papel que desempenha na sociedade imagética? Como levar esses papeis adiantes na nossa rotina de trabalho?

sebastiao-salgado-temnafotografiaFoto: Sebastião Salgado

Você, fotógrafo, alguma vez já parou para pensar na sua principal função? Você já conseguiu enxergar o tamanho da responsabilidade que tem uma única imagem? Assim como todos os profissionais estudam anos, e deveríam estudar a vida inteira (apenas alguns o fazem), os profissionais da fotografia também deveria estudar, a história da sua ferramenta de trabalho e atualidades.

sebastiao-salgado-temnafotografia2Foto: Sebastião Salgado

Todo esse discursso surge quando eu, mais uma vez, enquanto espero pela pauta no jornal, resolvi rever as fotografias de Sebastião Salgado em seu perfil no facebook.  Uma ótima forma de estudar o olhar fotográfico, perceber o fotojornalismo e refletir sobre a minha função como Repórter Fotográfica. E ao refletir, encontro algumas perguntar e reflexões a respeito.

sebastiao-salgado-temnafotografia3Foto: Sebastião Salgado

Que a fotografia é uma ferramenta da comunicação, todos nós sabemos (ou deveríamos saber), mas  o que exatamente ela deveria comunicar, e como é outra história. Em se tratando de fotografia documental e fotojornalismo, a fotografia tem um grande poder de comunicação agindo e refletindo diretamente na sociedade por se envolver com valores que muitos vivenciam todos os dias.

sebastiao_salgado_temnafotografia4Foto: Sebastião Salgado

As fotografias de Sebastião Salgado nos fazem passar facilmente por todas essas  reflexões e conceitos. Fotografias de vários temas e assuntos, animais, natureza, paisagem, índios, etnias, trabalhadores,  com o mesmo objetivo, com o mesmo papel, desempenhando uma função esencial em nossa sociedade: Nos contar histórias. Histórias de vida, histórias de histórias, da natureza, de comunidades, de pessoas, histórias verdadeiras, histórias mentirosas.

sebastiao-salgado-temnafotografia5Foto: Sebastião Salgado

Um fotógrafo conta histórias com imagens, Sebastião Salgado é um fantástico contador de histórias, desses que contam histórias com começo, meio e fim, sem precisar abrir a boca, sem precisar pronunciar palavras. Um fotógrafo documental tem a principal função de contar as histórias do mundo, de divulgar conteúdos que tinham valores para a nossa sociedade.

sebastiao-salgado-temnafotografia6Foto: Sebastião Salgado

Sebastião Salgado, viajou o mundo inteiro na companhia de seu equipamento, documentando todas as histórias que via, e ao ver o conjunto de histórias imagéticas que ele conta nas redes sociais, vejo que ainda há muito o que aprender, muito o que refletir, e dividir com vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *