Artista da Vez: Toulouse-Lautrec

 Fiquei muito feliz pelo espaço que minha amiga Helosa me ofereceu aqui em seu blog para falar sobre artes em geral. Estarei postando todas as quintas na TAG “#ArteEmVista”, espero trazer inspirações e boas ideias a todos vocês!

 Escolhi como primeiro post falar de Toulouse-Lautrec, não apenas poque ele é o meu pintor preferido, mas também por uma de sua características: “enquadramento câmera-pincel” que se encaixa muito bem no tema do blog, além de ser uma gostosa curiosidade para os fotógrafos que ainda não o conhecem.

Quem foi Lautrec?

Pintor Pós-impressionista e litógrafo francês, nasceu em Albi, França, em 1864 e morreu em Saint-André-du-Bois, França, aos 36 anos, em 1901. Morou a maior parte de sua vida em Paris, frequentando os bares e cabarés de Montmartre, em especial Moulin Rouge.

“Lautrec, adivinhara, antes da invenção dos irmãos Lumière, os enquadramentos e esquematizações do cinema” (NERÉT apud FELLINI, 2009, p. 7). O enquadramento põe limite para a visão dos nossos olhos que estão constantemente em movimento. Quando capturamos uma imagem através de uma máquina fotográfica, estamos recortando um pedaço da paisagem. “O olho mecânico da câmera delimita o campo de visão de modo diverso do olho humano.” (LUPTON, 2008, p. 102). É assim como funciona a captura das imagens de Lautrec, podemos aplicar esse seu olhar tanto na sua produção pictórica quanto no desenvolvimento de seus cartazes.

Lautrec conseguia capturar e congelar a imagem de forma única, absorvendo e aplicando toda a essência e beleza do movimento em suas obras.

Toulouse-Lautrec. Mulher em seu banheiro. 1896.
Toulouse-Lautrec. Dança de Mauri.
Toulouse-Lautrec. O Moulin Rouge.
Toulouse-Lautrec. A cama.
Toulouse-Lautrec. No Circo.
Toulouse-Lautrec. Dança no Moulin Rouge.
Toulouse-Lautrec. Mulher vestindo as meias. 1894

Mais detalhes sobre a vida de Lautrec.

2 respostas para “Artista da Vez: Toulouse-Lautrec”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *