O futuro da fotografia é o video?

Eis que surge a indagação: O futuro da fotografia é o video? Do analógico ao digital, do estático ao movimento, é assim mesmo que a evolução imagética continuará seu percurso? Tudo indica que a resposta é sim. Há aproximadamente 5 anos ouvi esse comentário de um professor, que “o futuro da fotografia é o vídeo” e fiquei imaginando que esse futuro seria para, talvez, meus filhos. Eu realmente não imaginei que esse futuro estaria mais próximo do eu imaginava.

O futuro da fotografia é o video?

O próprio título ‘o futuro da fotografia’ já remete a muitas questões, inclusive política. Adicionando na mesma questão do video, quando a pergunta torna-se ‘o futuro da fotografia é o video?’ a polêmica aumenta um pouquinho mais. Eis que o jornal em que eu trabalho está passando por agumas mudanças, alguns ajustes, e surge essa pequena possibilidade ‘dos fotógrafos também capturarem videos’. As câmeras dão essa abertura, elas fotografam e filmam, gerando essa possibilidade de uma dupla função.

Não é só na empresa em que eu trabalho que esta mudança está ocorrendo. O fotojornalismo em si está em crise. Assim como a sociedade inteira. O efeito instantâneo da fotografia gerou uma série de fatores que somente daqui há alguns poucos anos saberemos descrever com mais precisão. Inserir o video nessa crise, é como dar um valor maior a preguiça que o espectador tem de ler matérias. Com o video, o texto pode ficar menos valorizado, já que o efeito “mistério” causado pela fotografia não acontece da mesma forma no video. São muitas questões que ainda não consegui assimilar, para falar a verdade. E que se eu por todas elas em um só texto, ficará confuso, for sure.

O que sabemos é que o video, assim como a fotografia é um documento, é uma fonte de pesquisa e assim e comprova acontecimentos. Por mais que tenha possibilidades de edição, o vídeo também é prova de histórias e assim, narra por si experiências.

Podemos esperar com essas futuras próximas mudanças, que em breve, o instantâneo vai passar a ser mais sagrado, com um valor a mais, visto que estaremos cercados por videos. O que seria muito bom, não é mesmo? Você consegue imaginar tudo isso? O mundo em que vivemos é feito de imagens, sejam elas estáticas ou em movimento, o que muda são as formas do produzir, a postura e as linguagens, que em seguida, mostra o comportamento coletivo como consequência.

Meus colegas de trabalho estão dividos em diversas opiniões, e assim eu ainda continuo a pesquisar sobre o assunto, avaliando a essa pergunta que eu ainda não sei responder. Espero que o futuro da fotografia seja, ainda, a fotografia. Assim como o video, seja video. E que ambos andem de mãos dadas. Vamos deixar o tema em aberto para novos pensamentos e opiniões. Mande as suas, e discutiremos.

cursos online de fotografia
PHOTOGRAPHERS… por Azli Jamil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *