A importância de uma fotografia

No mundo de hoje, cheio de violência e tragédia, o avanço do digital e do virtual, a distância entre as pessoas, a impessoalidade, aumenta a necessidade que a pessoas tem de procurar por emoções para, talvez, darem sentidos a sua vida. Seja um video que encontrou no youtube de uma criança engraçadinha, uma música com uma letra linda que ligue a sua história de vida, ou, simples imagens que falam mais do que mil palavras.

Desde o início que a fotografia tem o papel de registro, registro de uma realidade, congelando um segundo dessa “realidade”, documentação de algo que aconteceu, momentos, pessoas importantes, famílias, filhos, avós, tios, primos, netos, pais e histórias. Que um dia, elas sempre são o nosso “regresso”, um “lugar” onde voltamos para relembrar de coisas que nos fizeram felizes e até tristes, mas que fizeram parte da nossa história.

E o melhor é como elas conseguem unir pessoas, o momento de “relembrar” histórias, em torno de fotografias e albuns (com cheiro de guardado) é um momento de reunir pessoas queridas, contando suas vivências e grandes fatos e sentimentos que voltam no momento em que lembramos. Na hora da lembrança, vem sempre um cheiro, um som, e outros sentimentos interligados na memória causados pelo contato com a imagem.

E como é importante documentar sua vida, faça fotos da sua mãe, do seu pai, das pessoas queridas que estão ao seu redor. Mesmo que não sirva para “publicar” no facebook, que sirva de um registro, que daqui a alguns anos, fará todo o sentido recordá-las. Aproveite o espírito do Natal, a fraternidade e a união da família em torno da árvore de natal, e celebre com os registros de cada momento.

Um Feliz Natal a Todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *